Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Latuff dá aula de mídia regional

O cartunista Carlos Latuff, de talento e projeção internacional, é bastante conhecido pelas sátiras políticas, algumas delas de tom dramático - quando mostram os dramas sociais das classes populares ou a tirania política dos detentores do poder - e sempre sob o ponto de vista dos movimentos progressistas.

Mas ele, também crítico da velha grande mídia, também dá uma aula do que é a grande mídia regional, e aqui vemos uma charge com o chefão da Rede Brasil Sul, o famoso Grupo RBS que controla a mídia em Santa Catarina e Rio Grande do Sul , Nelson Sirotsky.

Sirotsky é o barbudo diante do quadro negro, enquanto o chargista da RBS, Carlos Henrique Iotti, aparece desenhando uma imagem "demonizada" que a direita gosta de fazer do Movimento dos Sem-Terra.

Na charge, o empresário ensina o cartunista da RBS a conjugar o verbo "vender", como lição básica para o aprendizado dos princípios neoliberais. Falando em "princípios", o Grupo RBS, representante das Organizações Globo no Sul do país, deve entender e concordar muito bem com os "princípios" que a corporação dos irmãos Marinho controla em âmbito nacional.

Algum intelectual etnocêntrico teria coragem de classificar o Grupo RBS como "pequena mídia das periferias"?

No Mingau de Aço
Vi no Com Texto Livre

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...