Subscribe Twitter Facebook

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo revela características culturais do Tea Party

Autoritarismo, liberalismo, medo de mudanças e rejeição à imigração. Segundo um estudo de sociologia divulgado nesta segunda-feira (22/08), essas são apenas as quatro características principais dos simpatizantes do movimento conservador norte-americano Tea Party.

A pesquisa, apresentada na reunião anual da Associação Americana de Sociologia realizada em Las Vegas, no estado de Nevada, indica que o Tea Party pode ser considerado uma expressão cultural do conservadorismo do final do século XX.

Assim resumiu o professor associado de sociologia na Universidade da Carolina do Norte, Andrew Perrin, autor do estudo "Cultures of the Tea Party".

As conclusões se baseiam em duas pesquisas feitas por telefone realizadas com mais de quatro mil eleitores registrados na Carolina do Norte e Tennessee, dois estados conservadores nos quais 46% dos consultados se mostraram a favor do Tea Party.

As entrevistas foram feitas entre 30 de maio e 3 de junho e entre 29 de setembro e 3 outubro de 2010, antes das eleições legislativas que aconteceram em novembro. Além disso, um conjunto de entrevistas foi realizado durante a manifestação que o grupo conservador realizou no mesmo ano em Washington.

Entre outras características, os pesquisadores descobriram que 81% dos entrevistados favoráveis ao Tea Party consideraram, em relação às crianças, o valor da obediência é mais importante do que a criatividade. E a autoridade é um valor fundamental. Entre os não simpatizantes, 65% concordaram com essas visões.

O medo da mudança foi outra das características manifestadas pelos entrevistados simpáticos ao movimento conservador, assim como as respostas negativas sobre os imigrantes e a imigração.

Entre os consultados, 51% dos que manifestaram estar "muito preocupados" com as mudanças na sociedade norte-americana eram simpatizantes do movimento, contra 21% dos demais.

O autor do estudo explicou que o Tea Party foi descrito como uma rebelião da parte mais conservadora do país e inclusive como um grupo racista contra o presidente, Barack Obama, entre outros qualificativos, que levaram o grupo de pesquisadores a analisar as bases culturais do movimento.

Assim, o estudo apontou que o Tea Party conseguiu juntar diferentes correntes conservadoras apelando a aspectos culturais tirados da história e do uso "teatral" da linguagem e algumas imagens.
>
Postado no Opera Mundi
Vi no Com Texto Livre

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...