Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dilma: ‘Não estamos mais na época das vivandeiras’

Em entrevista exclusiva a CartaCapital ontem à tarde, Dilma Rousseff negou que tenha sido obrigada a acalmar os comandos militares por causa da nomeação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa. Sobre as notícias que relatam um suposto desconforto nas Forças Armadas, a presidenta perguntou: “É algo relevante?”. E completou: “Não é. Não estamos mais na época das vivandeiras dos quartéis. As Forças Armadas são disciplinadas. A subordinação do poder militar ao civil foi uma conquista da sociedade brasileira”.
>
A presidenta negou-se, porém, a comentar a maneira com que Nelson Jobim cavou sua demissão do governo. Em uma das raras menções indiretas ao ex-ministro, demitido na semana passada, afirmou que ninguém é ou pode se achar insubstituível. “Nem na monarquia era assim. Rei morto, rei posto”. Ainda a respeito da troca na Defesa, Dilma disse ter “certeza absoluta” de que Amorim será um extraordinário ministro e que sua gestão vai ser capaz de avançar na modernização tecnológica das Forças Armadas.
>
Em um dia não exatamente ameno (além dos desdobramentos da crise financeira mundial, a Polícia Federal havia prendido pela manhã o secretário-executivo do Ministério do Turismo por suspeitas de corrupção), Dilma Rousseff estava bem disposta. Fez piadas e brincou com seu desejo de ter sido pintora e não política.
>
A entrevista será publicada em duas partes. A primeira, com temas mais contingentes, sairá na edição de CartaCapital que chega às bancas a partir desta sexta-feira. A segunda, com análises de mais longo prazo, será publicada na edição especial de número 660, nas bancas a partir da sexta-feira 19 de agosto.
>
Sergio Lirio
> 
Vi no Com Texto Livre

Postado no CartaCapital
>
Nota do ContextoLivre
>
A expressão “vivandeira” veio do marechal Humberto Castello Branco, há 47 anos, no alvorecer da anarquia militar que baixou sobre o Brasil a treva de 21 anos de ditadura. Referindo-se aos políticos civis que iam aos quartéis para buscar conchavos com a oficialidade, ele disse:
>
“Eu os identifico a todos. São muitos deles os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas,vêm aos bivaques bulir com os granadeiros e provocar extravagâncias ao Poder Militar.”

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...