Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Governo Dilma criará novas universidades federais, campis universitários e IFETS. Guarabira é um dos municípios contemplados na Paraíba


>
Um dos compromissos de campanha à Presidência da República saiu do papel e começa a ganhar forma com o anúncio do plano de expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica. Assim, o país irá ampliar ainda mais a oferta de vagas em universidades e institutos federais até 2014. O plano – apresentado no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (16/8), em cerimônia que atraiu ministros, governadores, prefeitos e educadores – teve a comemoração da presidenta Dilma Rousseff, que o classificou como o início de uma nova etapa da educação brasileira.
>
“Hoje nós demos inicio a uma nova etapa de expansão. É grande a minha satisfação, pois torno realidade um compromisso assumido na minha campanha à Presidência da República”, disse a presidenta Dilma, para em seguida recordar que foi no governo do ex-presidente Lula e do ex-vice-presidente José Alencar, que não tiveram formação universitária, que começou o processo de construção de campi de universidades e escolas técnicas.
>
Dilma Rousseff apresentou os números do plano de expansão para ilustrar os avanços no setor educacional. Ela lembrou que o país chegará ao fim de 2014 com duas vezes e meia o número universidades. Nos próximos anos, serão criadas quatro novas universidades federais, abertos 47 novos campi universitários e 208 novos Ifets, disse a presidenta. 
>
“Os números falam por si. Nos próximos quatro anos, meu governo entregará 208 novos Ifets. Quando chegarmos em 2014, o Brasil terá 500 Ifets. É um número muito importante para o país, que não quer mais ser um país aquém do potencial da população”, destacou.
<
A presidenta comentou também sobre o programa Ciência sem Fronteiras, que colocará à disposição 75 mil bolsas de estudo, com recursos federais, em universidades no exterior. Ela previu também outras 25 mil bolsas custeadas pela iniciativa privada. No final, destacou o momento pelo qual o Brasil atravessa que irá exigir mais investimentos, seja em infraestrutura, seja na formação dos jovens brasileiros, e descartou qualquer risco de contágio por parte de outros países que enfrentam crises financeiras e onda de protestos.

Novos campis na Paraíba

O Governador Ricardo Coutinho disse, nesta terça-feira (16), que a Paraíba vai ser contemplada com a instalação de seis novos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). 

De acordo com o socialista, a implantação do instituto é resultado da soma de esforços entre governos federal e estadual.

“Existe um diálogo do Ministro da Educação, Fernando Haddad, comigo no sentido de unir esforços. Não interessa quem governa o município, devemos somar esforços e assim a população será melhor atendida, porque eu sei como é importante fazer com que a população possa ter acesso a educação”, disse Ricardo.

De acordo com informações do próprio governador, serão contempladas as cidades de Catolé do Rocha, Itaporanga, Guarabira, Esperança, Itabaiana e Santa Rita.
>
Vi no Folha 13
Postado no Blog do Planalto

Com Portal Correio da Paraíba

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...