Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Professor de História do Campus III relata reunião que culminou com a greve da UEPB

Na tarde de hoje, 5 de maio, recebi  um e-mail, escrito pelo Professor Tiago Bernardon, encaminhado através da estimada Professora Marisa Tayra, em que traz um breve relato da reunião ocorrida no Campus I em Campina Grande, na qual culminou com a greve da UEPB, a partir de hoje e por tempo indeterminado.
 >
Nele, o Professor faz uma síntese de como ocorreu a reunião e nos relata de que forma foi conduzido o debate até se chegar a conclusão da necessidade da greve.
Não emitirei opinião pessoal, apenas disponibilizarei o e-mail para que cada aluno do curso de história, em particular, e da UEPB, em geral, tirem suas próprias conclusões e fiquem mais por dentro a respeito do que está acontecendo, com relação a greve.
 >
Abaixo a íntegra do e-mail:

*******

Olá, pessoal do curso de História. 
>
Escrevo para fazer um breve informe da assembleia docente, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 5 de maio.
A assembleia iniciou com relato da direção do sindicato, sobre as negociações estabelecidas ontem em audiência entre a reitora da UEPB e o governador.
>
Segundo a direção, teria sido firmado, após 4 horas de negociação, o compromisso do governador em garantir o cumprimento da lei da autonomia universitária e o repasse da dívida do Estado com a UEPB, de cerca de R$ 50 milhões.
>
Em hora já avançada dos debates da assembleia, foi enviado à mesa diretora um fax, assinado pela reitora, em que sinalizava esse compromisso estabelecido pelo governador.
>
No entanto, os debates, que já estavam acirrados, foram reforçados no sentido de que o documento, assinado apenas pela reitora, trazia apenas uma promessa do governador, tal qual feita desde sua posse, sem mencionar o como nem quando.
>
Seguiram-se discussões acaloradas e após intensos embates, que avançaram para depois das 13hs, se procedeu com a votação: 111 a favor da declaração de greve por tempo indenterminado X 71 (ou 72) contrários.
>
Passou-se, a seguir, pela criação de um comando de greve, que, acredito, seja composto por cerca de 25 nomes, além da direção do sindicato.
>
Do Campus III, estavam presentes cinco professores, além de Jackson, do sindicato: eu e Carlos Adriano (de História), Rita, Genivaldo e Wallene (de Pedagogia). Decidimos os cinco ingressar no comando de greve para fazer uma ponte mais sólida entre Guarabira e Campina Grande.
>
A reunião do comando foi marcada para, às 15hs.
>
Decidimos, preliminarmente, nos dirigirmos à Guarabira após a reunião, para saber como estão as atividades por lá.
>
Também preliminarmente, tem-se a intenção de se chamar uma assembleia para o campus III para discutirmos a questão. Hoje, um colega do campus de Monteiro, leu a decisão, contrária à greve, de seus pares reunidos em assembleia por lá. Achamos que está devemos fazer o mesmo em nosso campus.
>
A bandeira da defesa da autonomia  permite a mobilização de questões fundamentais, como a estrutura da universidade e debates em torno de sua função social no estado da Paraíba.
>
Assim que for possível, daremos mais informações.
>
Abraços.
>
Tiago Bernardon.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...