Subscribe Twitter Facebook

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lições de manipulação: Jornalismo partidário teu nome é Rede Globo

Fui conferir a denúncia do leitor Marcelo Rodrigues deixada nos comentários deste post aqui. Transcrevo-a:>
<
Cara Maria Fro,
>
vale conferir com urgência no site do JN matéria tendenciosa sobre fraude na merenda escolar em que a Globo descaradamente tenta ocultar o partido a que pertence o prefeito de Taubaté, que é do PSDB. A matéria que foi do Fantástico de domingo e repetida no telejornal de segunda-feira cita apenas o PSB, mas não compromete dois outros partidos diretamente denunciados na reportagem: PSDB (Taubaté) E PV(Natal). Vale a pena conferir e se possível denunciar tanta parcialidade escancarada.
>
Lembremos que o prefeito de São Paulo Kassab (ex-DEM e aliado de José Serra- PSDB) iniciou a tercerização da merenda, que além de diminuir a comida das crianças, oferecia alimentos de má qualidade e o Ministério Público denunciou lobby de empresas fornecedoras. Índio da Costa (ex-DEM e vice de José Serra nas últimas eleições presidenciais) foi denunciado por uma vereadora do próprio PSDB também envolvido em escândalos da merenda. Jornal Nacional parece desconhecer essas denúncias.
>
Para o Fantástico e Jornal Nacional a corrupção e má administração só tem partidos se esses forem da base do governo federal, os da oposição são omitidos.
.>
>
Denúncia de problemas graves com merenda escolar motiva investigação
>
09/05/2011 21h39 – Atualizado em 09/05/2011 21h39
>
A equipe do Fantástico visitou mais de 50 escolas públicas, estaduais e municipais de cinco estados e constatou a péssima condição dos alimentos.
>
O Fantástico mostrou, no último domingo (8), um exemplo do que não se deve fazer com o dinheiro público. A denúncia sobre problemas graves com a merenda escolar em escolas públicas motivou, nesta segunda, pedidos de investigação das irregularidades.
>
Em 25 dias de viagem a equipe do Fantástico registrou cenas chocantes. Eles visitaram mais de 50 escolas públicas, estaduais e municipais de cinco estados.
>
Em João Pessoa a comida que daria para cem alunos vai para o lixo. Em quatro dias na cidade, a cena da merenda indo para o lixo se repetiu em várias escolas.
>
No ano passado, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apontou que os cardápios das escolas de João Pessoa não atendiam às necessidades de calorias e de alguns nutrientes.
>
Nesta segunda-feira (10), mais uma vez, a equipe de reportagem procurou o prefeito Luciano Agra, do PSB, mas ele não quis dar entrevista. Os vereadores da oposição decidiram pedir o impeachment dele.
>
“Nós não podemos assistir o nosso dinheiro descer pelo ralo, essas crianças passando fome, essas crianças se afastando da escola”, declarou o vereador de João Pessoa Fernando Milanez (PMDB).
>
Em Natal, por falta de merenda, os alunos de uma escola estudam duas horas por dia. A pouca comida encontrada estava vencida. “Nos sentimos obrigados a diminuir o horário pelo fato de muitos passarem mal, com dor no estômago e até mesmo desmaiar”, explicou a coordenadora pedagógica da escola Elaine Medeiros. (Qual é o partido da prefeita Micarla em Natal?)
>
Nesta segunda, a prefeitura convocou a imprensa para se explicar: “Hoje eu tenho a ousadia de dizer que não falta merenda nas escolas de Natal”, garantiu o secretário de Educação de Natal, Walter Fonseca.
>
Em Taubaté, interior de São Paulo, uma testemunha que o Ministério Público prefere não identificar confessou que pegou propina 72 vezes em uma empresa que fornecia merenda para a cidade e que entregou tudo ao prefeito e à mulher dele. Ela calcula que Roberto Peixoto e Luciana Peixoto tenham recebido 5 milhões.
>
A equipe foi à casa e ao gabinete do prefeito, que também não apareceu. Em Brasília, o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, quer que a comissão de educação apure as denúncias. (Como o PSDB é um partido sério!)
>
“Todos queremos explicação e a sociedade cobra um posicionamento claro das autoridades competentes”, afirmou.
>
Só este ano, os estados e as prefeituras devem receber 3 R$ bilhões do Governo Federal para a merenda escolar.
>
“Nós consideramos inadmissível que, nos dias de hoje, ainda existam municípios brasileiros com aquela situação relacionada com a alimentação escolar”, declarou Daniel Balaban, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do MEC.
>
Sobre o pedido de impeachment do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, a assessoria dele considerou que é um exagero dos vereadores. A prefeitura informou que vai acabar com a terceirização da merenda e que assumirá a prestação desse serviço a partir do segundo semestre.
>
Em Taubaté, os vereadores decidiram criar três comissões para investigar as denúncias contra o prefeito Roberto Peixoto. (Qual o partido deste prefeito?)
>

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...