Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Políticos dominam meios de comunicação na Paraíba. É uma lástima!

A Paraíba ocupa a 8ª posição entre os estados brasileiros com maior número de políticos com concessões de rádio ou TV. São pelo menos 19 políticos comandando diversos meios de comunicação. As informações podem ser conferidas nos sites Donos da Mídia (http://www.donosdamidia.com.br/) e Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/).
>
Estão na lista os seguintes parlamentares paraibanos: Armando Abílio (dep. federal), Damião Feliciano (dep. federal), Efraim Filho (dep. federal), Marcondes Gadelha (dep. federal), Wilson Braga (dep. federal), Francisca Motta (dep. estadual), Assis Quintans (dep. estadual), Leonardo Gadelha (dep. estadual), Raniery Paulino (dep. estadual), Efraim Morais (senador), e Roberto Cavalcanti (senador), além de prefeitos ou ex-prefeitos, como Antonio Ivo de Medeiros, José Ferreira de Carvalho, Nabor Wanderley, Rita Nunes, Salomão Benevides Gadelha.
>
Recentemente, o irmão do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba Ricardo Marcelo, o ex-prefeito de Belém Tarcísio Marcelo, também recebeu a concessão de uma emissora de rádio FM. Na mesma região do Brejo Paraibano, o suplente do senador Cícero Lucena, João Rafael de Aguiar, tem a concessão três emissoras de rádio. Além do suplente, o ex-deputado estadual Zenóbio Toscano também comanda uma emissora de rádio FM.
>
Contudo, nem sempre proprietários de emissoras de rádio ou TV conseguiram se dar bem entre o eleitorado paraibano. É o caso do suplente de senador, João Rafael, que apesar de possuir três emissoras de rádio na região do brejo paraibano (duas em Guarabira e uma em Areia), nunca foi eleito ou conseguiu eleger alguém do seu grupo para algum cargo político, como a radialista Nárrimam Xavier. Da mesma forma, o atual senador Roberto Cavalcanti, dono do poderoso grupo Correio de Comunicação, só chegou ao cargo de senador por ter sido suplente do ex-senador José Maranhão, que renunciou ao cargo para assumir o governo da Paraíba após a cassação do tucano Cássio Cunha Lima.
>
Para se ter dimensão da influência da TV e do rádio na vida dos paraibanos, a Paraíba apresenta bons índices em aparelhos de TV (92,75%) e rádio (84,52%), já em microcomputadores está abaixo da média nacional com índice de 10,61%. Os dados são do IBGE.
>
Na Paraíba existem 181 veículos de rádio e TV. O estado possui um alto número de rádios comunitárias, quase o dobro de rádios FM. São 73 rádios comunitárias, e apenas 37 rádios FM.
>
Postado no Folha13
Com PolíticaPB

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...