Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeitura de Belém-PB realiza Conferências dos Direitos da Pessoa Idosa e da Assistência Social


Com o tema ‘O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil’, realizou-se na manhã de ontem (28), na Escola Municipal Anita de Melo em Belém, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência foi promovida pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e contou com a participação de vários representantes da sociedade civil.

Na abertura da conferência, a Secretária de Desenvolvimento Social, Edna Berto, destacou o apoio da Prefeitura de Belém para a realização do evento e a importância do debate do tema para a sociedade belenense, enfatizado também pela presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Lígia Gouveia, a qual falou sobre a necessidade de se discutir políticas públicas direcionadas às pessoas idosas e a consolidação da rede social de proteção da 3ª idade.

Simultânea a I Conferência Municipal do Idoso, realizou-se também a IV Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema ‘Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores’. Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a primeira-dama Drª Renata Christinne ressaltou o compromisso na busca e implementação de programas sociais e a evolução do SUAS na administração do Prefeito Roberto Flávio, tornando realidade programas como o PETI, PAIF, PROJOVEM, entre outras ações que inserem jovens e idosos nas políticas públicas de assistência social. Drª Renata destacou, ainda, o importante trabalho de assistência ao idoso desenvolvido pelo Abrigo Bom Pastor em Belém.

Já o Prefeito Roberto Flávio falou das ações concretas de apoio aos idosos, as quais vêm sendo implementadas por sua gestão, como por exemplos, a ampliação de serviços na área da saúde com a instalação da Policlínica Municipal, a qual oferece mais de dez exames especializados, e em breve, exame oftalmológico, o Centro de Especialidades Odontológica (CEO), e as ações (atividades físicas, recreativas, culturais, associativas, terapêuticas) desenvolvidas pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).

Roberto Flávio ressaltou ainda a importância de cuidar das pessoas independentemente de sua faixa etária, pois todos precisam ter uma boa qualidade de vida. “É fundamental cuidar da criança ao idoso, melhorando a qualidade de vida e cuidando da pessoa humana integralmente”, disse.

Durante as conferências municipais do Idoso e da Assistência Social, os participantes acompanharam palestras da Srª Ediclê Travassos e da Drª Bernadete Simão, abordando os temas das referidas conferências. Após as palestras, foram divididos grupos de trabalhos os quais aprofundaram as discussões, apresentando, em seguida, propostas para as três esferas de governo (municipal, estadual e federal).

Ao final das conferências, a Plenária elegeu os delegados que representarão o Município de Belém nas conferências estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa e da Assistência Social a serem realizadas em 2011.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...