Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Memória de um Massacre Esquecido

Carlos Lacerda, o Corvo Mata-Mendigos e Sua Herança UDNista
>
Esses dias, por conta de uma discussão no orkut (é, isso ainda existe) um débil mental queria inocentar Carlos Lacerda e Sandra Cavalcanti das acusações da Ultima Hora, em 1963, de que um pelotão de extermínio formado por policiais cariocas, a mando do governador e de sua Secretária de Serviços Sociais, Sandra Cavalcanti estava recolhendo mendigos nas ruas e jogando da ponte do Rio da Guarda para 'limpar' a cidade por conta de uma visita da Rainha da Inglaterra, limpeza pra inglês ver.
>
Me lembro bem da história, apesar de ter somente 4 anos de idade então, por que meu pai, jornalista da Ultima Hora, barbarizado comentou o assunto em casa com minha mãe, achando que eu já dormia. Fiquei apavorado e passei noites sem dormir assombrado com as imagens (que não vira na realidade) nos meus sonhos.

>
O débil mental com quem eu discutia no orkut, um militar reformado, nazista de carteirinha me exasperou a tal ponto que venci minha preguiça, e meu enfado em tarefas longas e geralmente improfícuas de buscas na internet com seus milhões de resultados totalmente inexpressivos em sua maioria. E pus os dedos pra trabalhar.

>
Encontrei relatos diversos, alguns defendendo os canalhas assassinos, dando conta de serem boatos e rumores, outros mais contundentes. Queria mesmo é encontrar o arquivo do Jornal Ultima Hora, mas qual desgosto ao saber que suas oficinas, empasteladas na ditadura, haviam sido compradas pela Folha da Manhã, também conhecida como a famigerada Folha de São Paulo, e que os arquivos, convenientemente para os Frias e outros da laia não existiam mais.

>
Mesmo assim, meio obcecado pela história que sabia verdadeira, continuei, e com grande júbilo descobri que o Arquivo Público do Estado de São Paulo digitalizou ( e ainda está digitalizando) um porrilhão de edições da Ultima Hora por conta do aniversário da Imprensa e pela importância do jornal na contra mão da grande mídia tupiniquim, sempre atrelada aos interesses dos poderosos.

>
Seguem abaixo algumas manchetes do caso dos Mendigos do Rio da Guarda, que muita gente conhece mas não pode comprovar por que as informações e o arquivo do jornal haviam sido covardemente deletados da história.

>
Esse é o retrato de um homem cuja canalhice ainda inspira figuras como kakaSSab,  ssERRA, Paes, Índio da Bosta (que queria multar quem desse esmolas a mendigos!) e outras podridões que preferem que a história não seja contada!
>
René Amaral
(Blog do Amoral Nato)
Com Folha 13
>
O endereço digital do Arquivo Público de SP é este e as matérias começam em 21/01/1963
>

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...