Subscribe Twitter Facebook

terça-feira, 15 de março de 2011

Trincheirando: Pseudo-iluminados e a falta de conteúdo de alguns religiosos

A falta de conteúdo de alguns religiosos pseudo-iluminados, chega a irritar, pessoas que num passe de mágica e de um dia para outro mudam dá água para o vinho. Sem ter o que falar e nem o que argumentar – não quero aqui generalizar – católicos e evangélicos começam a “debater” temas que chegam a ser ridículos.
Por exemplo, a questão das imagens e de Maria, os evangélicos criticam os católicos por serem adeptos ao culto dos símbolos religiosos e da veneração a Maria, os católicos por sua vez criticam os evangélicos por serem iconoclastas e por “não gostarem de Maria”, e assim por diante num vai e vem irritante que não constrói e que não leva a lugar nenhum. Isso não importa! A "verdadeira" mensagem da bíblia, na sua simbologia, complexidade e contradição, não é essa. A dimensão da vida e da pregação de Cristo – para quem é cristão – é bem maior do que essas questões dogmáticas e de fé.
Citei apenas esse exemplo, mas poderia citar outros, porém não quero me prolongar. Entretanto, por que esses religiosos pseudo-iluminados ao invés de ficarem debatendo temas irritantes como o citado acima ou “pregarem” que a igreja dele vai fazer as pessoas prosperarem ou acumular riquezas e que, quem não der dinheiro vai perder a benção, não vão debater os fatores que causam a fome no mundo, para combatê-la? Por que não vão trabalhar para ajudar a diminuir as desigualdades sociais? Por que esses religiosos pseudo-iluminados não deixam de ser hipócritas com seus moralismos baratos e vão explicar os casos de pedofilia que envolve pastores e padres? Por que esses religiosos pseudo-iluminados não vão procurar o que fazer e deixar de alienar e enganar pessoas que por algum motivo se deixam levar por esses discursos farisaicos?
Repito! Não estou aqui generalizando e dizendo que todos os religiosos são hipócritas ou aproveitadores, têm igrejas que prestam valorosos serviços à sociedade, principalmente no combate a fome e as desigualdades sociais, é só lembrarmos-nos de algumas pastorais. Estou me referindo a parcelas deles que se julgam predestinados ou iluminados, quando na verdade sabemos quais são as suas verdadeiras intenções.
Chega de balela! Chega de hipocrisia, as pessoas precisam se orientar mais e melhor, esses fariseus estão usando assuntos que não ajudam em nada para esconder os verdadeiros interesses que estão escondidos por trás dos seus discursos, também estão usando da boa fé das pessoas para se promoverem e barganhar espaço no poder, usando os “fieis” como cobaia e massa de manobra.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...