Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cresce a mobilização contra Bolsonaro na internet

Petições on-line, páginas no Facebook e comentários no Twitter ganharam força e alimentam a polêmica em torno dos comentários racistas e homofóbicos feitos pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) em um programa de televisão. O deputado já ouviu críticas de líderes religiosos e políticos.

>
Por causa de suas declarações, cinco representações por quebra de decoro parlamentar já foram protocoladas na corregedoria-geral da Câmara. Hoje, a página no Facebook "Protesto contra Bolsonaro" tinha 25.858 membros às 12h45. Há 24 horas, eram cerca de 3 mil integrantes.
>

Já no Twitter, as hashtags #Bolsonaro e #forabolsonaro estavam no topo da lista dos trending topics Brasil, que cita os assuntos mais comentados na rede. Ontem, o assunto ficou entre os mais comentados do mundo no microblog.
>

Ao menos duas petições — uma de repúdio e outra pedindo a cassação do mandato de Bolsonaro — circulavam na internet, somando quase 25 mil assinaturas. A que propõe a cassação do mandato afirma que o deputado "publicamente demonstra e incita o desprezo às minorias em nosso país e à democracia", "ofendendo cidadãos brasileiros que divergem de sua limitada visão de mundo" e "ainda cometendo crimes de injúria e difamação".
>

A polêmica começou na segunda-feira (28). No quadro "O Povo Quer Saber", do programa CQC, da TV Bandeirantes, a cantora Preta Gil perguntou como ele reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra.
>

O parlamentar, que tem um extenso histórico de polêmicas relacionado a direitos civis e humanos, respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu."
>

Bolsonaro alegou não ter tido a intenção de fazer nenhuma declaração racista. Disse que, na realidade, pensou que a pergunta se referisse a um relacionamento gay. "Essa se encaixa na resposta que eu dei. Para mim, ser gay é promíscuo, sim". Ontem, ao passar pelo velório do ex-vice-presidente José Alencar, o deputado voltou a fazer ataques a homossexuais e à cantora Preta Gil.
>

"Estou me lixando para esse pessoal aí", disse ele, referindo-se a quem o chama de homofóbico. "Agora criaram a Frente Gay [na Câmara]. O que esse pessoal tem para oferecer? Casamento gay? Adoção de filhos? Dizer pra vocês, que são jovens, que se tiverem um filho gay é legal, vai ser o orgulho da família? Esse pessoal não tem nada para oferecer.”
>

Da Redação, com informações da Folha.com
>
Postado no Portal Vermelho

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...