Subscribe Twitter Facebook

terça-feira, 15 de março de 2011

Regulação garante liberdade de expressão

Reproduzo artigo da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), publicado no sítio Midia&Política:
>
Desde a invenção da impressora por Gutenberg, os meios de comunicação interferem no modo de ser da humanidade. A própria Bíblia – o livro de maior tiragem do mundo – é um exemplo. Na atualidade, com o avanço da tecnologia, a convergência midiática, onde operadoras de telefone se transfiguram em difusoras de programas televisivos, onde a internet se abre para hospedar todas as formas tradicionais de imprensa, onde o satélite ultrapassa a fronteira do nacional, cabe à sociedade e ao parlamento, em nome dela, refletir sobre o modelo midiático desejado e materializá-lo em lei.
>

A inexistência de regras definidas democraticamente implica na prevalência da brutalidade da lei do mercado. O capital estrangeiro subjugando o nacional, as grandes empresas de telefonia sufocando as emissoras de rádio e televisão, a regionalização cultural, informativa e artística – previstas em nossa Constituição – sendo tomadas de assalto pelos enlatados internacionais que chegam em nossas casas via satélites transnacionais. Cultura, como bem precisou a Unesco, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), não é mercadoria e cabe a cada uma das nações proteger as suas expressões. É uma questão de soberania.
>

Um país de porte continental como o Brasil precisa adotar mecanismos que preservem as diversas identidades culturais. Para isso, a legislação precisa prever não só o espaço à produção cultural nacional, definindo cotas obrigatórias, mas também garantindo que internamente haja espaço para as diversas expressões regionais.
>

No campo informacional, precisamos garantir espaços para que sejam ouvidas as diversas vozes do nosso Brasil e não apenas a meia dúzia que representa o pensamento hegemônico das elites. A lei deve impedir não só o monopólio da propriedade dos meios de comunicações, como também coibir a propriedade cruzada. Donos de rádio não podem operar televisão, donos de jornais não podem operar rádios e a comunicação comunitária precisa ter garantido seu espaço nestas diversas mídias, de forma a garantir um espaço na esfera pública para o local. Do mesmo modo, é preciso consolidar um sistema público de comunicação capaz de chegar a todos os municípios do Brasil.
>

É um momento também de se resguardar um espaço para a integração latino-americana e lusófona. As necessidades e as vertentes deste tema são múltiplas e isso ficou bem expressado na Conferência Nacional de Comunicação. É dever do governo que agora se instala e do Congresso Nacional dar sequência às reivindicações da sociedade. Um marco regulatório para a Comunicação no Brasil não é Censura, pelo contrário, é a garantia da liberdade de expressão para todos.
>
Postado no blog do Miro

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...