Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Partido dos Trabalhadores dá bom exemplo e inova com mais democracia partidária

Vinte por cento das vagas nas instâncias do partido para negros e para jovens de até 29 anos. Paridade de gênero, ou seja, 50% de mulheres e 50% de homens compondo as direções do partido, e limitação de mandatos legislativos consecutivos foram aprovadas no IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores no último final de semana em Brasília, reforçando o histórico de democracia partidária do PT.

E os demais políticos brasileiros, toparão fazer isso nos seus partidos, criando democracia interna e diminuindo os caciques políticos que se perpetuam nas instâncias partidárias?

Algumas das resoluções aprovadas no IV Congresso do PT:
Critério de gênero

Fica aprovada a paridade de gênero na composição das direções, delegações, comissões e nos cargos com função específica de Secretarias.

Critério geracional

Todas as chapas e direções deverão conter, no mínimo, 20% de componentes com menos de 30 anos de idade.

Critério étnico-racial.

Todas as chapas e direções deverão obedecer critério étnico racial, a ser regulamentado pelo Diretório Nacional, levando-se em conta a composição populacional e dos filiados ao Partido, tomando como referência a participação mínima de 20% na direção.

Limitação de número de Mandatos Legislativos

Fica Limitado a 3 (três) o número máximo de mandatos parlamentares consecutivos – vereador, deputado estadual e deputado federal. Começa a contar para vereador em 2012 e para deputados em 2014.

Fica Limitado a 2 (dois) o número máximo de mandatos consecutivos para o Senado, enquanto o mandato permanecer de oito anos. Começa a contagem em 2014.
Vi no Folha 13
Com Na Trincheira
Mais informações no site do Partido dos Trabalhadores

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...