Subscribe Twitter Facebook

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paraíba registra 17 casos de assassinatos motivados por homofobia em 2011

A Paraíba registra, até setembro deste ano, 17 assassinatos de homossexuais em sete cidades do Estado. O levantamento feito pelo Movimento Espírito Lilás (MEL) e pela Comissão da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos - OAB/PB, aponta que o número de crimes motivados por homofobia em 2011 ultrapassou o número de crimes semelhantes cometidos durante todo o ano passado, onde foram registrados onze casos.

Os números foram apresentados ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) representante da comissão de Direitos Humanos e Minorias, durante uma reunião com o movimento LGBT da João Pessoa na noite desta sexta-feira (16), na Faculdade de Direito- Centro, em João Pessoa.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Renan Palmeira, estes números comprovam uma realidade cruel na Paraíba. “O preconceito e a discriminação por identidade de gênero ou por orientação sexual diferenciada da heterossexualidade, produz para a comunidade LGBT diversas repressões culminando com assassinatos brutais”, disse Renan. 

Ele ainda diz que a falta de uma lei que criminalize a homofobia produz o fortalecimento do sentimento homofóbico e fundamentalista conservador.

Nove mortes aconteceram em João Pessoa, Capital do estado, enquanto outras três foram registradas em Campina Grande. Queimadas, Santa Rita, Cabedelo, Bananeiras, Sousa e Santa Rita registraram um homicídio cada. 

“O MEL está indignado com esses dezessetes assassinatos e vem a público cobrar políticas públicas de segurança do governo do estado da Paraíba para a comunidade LGBT. Cada um desses dezessetes assassinados de forma brutal é motivo de profunda tristeza para todos nós”, relata Renan.

O MEL solicita que o poder público amplie as delegacias especializadas em combate a homofobia em todas as regiões do estado da Paraíba. “Também solicitamos o funcionamento da Delegacia Especializada em Combate a Homofobia de João Pessoa no turno da madrugada e da noite, onde a população LGBT está mais vulnerável, e que a secretaria de segurança pública crie um banco de dados institucional para controlar os números de assassinatos contra a população LGBT”, finaliza Renan, que cobra cursos de capacitação dos profissionais de segurança para poder tratar com as vitimas de homofobia.
>
Lista dos LGBTs assassinados em 2011

João Pessoa

01. Geruza - nome civil desconhecido

Travesti encontrada morta de forma violenta em 01 de fevereiro de 2011. Conforme relato da Central de Polícia, o inquérito foi remetido a 2ª DPC da capital.

02. Roberto Confessor da Silva 

Travesti, de 28 anos de idade, foi executado a queima roupa com dois tiros quando chegava em casa após noitada com os amigos, por volta das 4h da manhã de domingo de 29 de maio de 2011, em Mangabeira. Populares disseram que o acusado pelo crime é um homem que mantinha relação sexual com a vítima.

03. Alexandro da Silva Oliveira

Líder religioso, homossexual assumido, de 34 anos de idade, executado a queima roupa com cinco tiros quando retornava para casa após ritual religioso. O homicídio aconteceu na Comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa na madrugada de quinta-feira, 6 de janeiro de 2011.

04. Beto Coveiro

Coveiro do cemitério Santa Catarina, localizado no bairro dos Estados em João Pessoa, homossexual assumido, morto a tiros no bairro de Mandacaru, em 30 de março de 2011. 

05. Edilene Justino dos Santos

Lésbica, encontrada morta por enforcamento na casa de duas amigas no mês de março de 2011. Familiares afirmaram que ela foi assaltada e morta.

06. Albanir Cardoso

Cabeleireira, de 37 anos de idade, assassinada na tarde de terça-feira, 28 de junho de 2011, no bairro São José em João Pessoa. Segundo informações, os acusados são dois homens que cometeram o crime e fugiram a pé. Ela foi morta com três tiros. Segundo a Polícia, ela era lésbica e teria um relacionamento com uma mulher casada.

07. Sérgio Benício de Sousa

Homossexual assumido, de 31 anos de idade, assassinado a tiros na comunidade do Baleado, no bairro de Mandacaru, na madrugada do sábado, de 29 de janeiro de 2011.

08. Travesti de identidade desconhecida

Travesti assassinada a pedradas no centro de João Pessoa, sábado 15 de janeiro de 2011. Identidade desconhecida.

09. Alexandro Lourenço Gonçalves - Baby

Travesti assassinado a tiros na rua do Bairro São José no dia 16 de agosto. Informações preliminares dão conta que o travesti foi baleado por duas mulheres. Elas teriam praticado o crime após um briga em uma casa de show da Capital.

Campina Grande

10. Luiz Carlos das Neves

Ex-presidiário de 46 anos de idade, homossexual assumido, assassinado com 26 golpes de faca por volta das 2h de 31 de janeiro de 2011, na Avenida Floriano Peixoto. Do veículo, aparentemente nada foi levado.

11. Inete (Daniel Oliveira Felipe)

Travesti de 24 anos, identificado como Daniel Oliveira Felipe foi brutalmente assassinado com 30 facas por quatro rapazes na madrugada da sexta-feira, 15 de abril de 2011, em Campina Grande. Câmeras flagraram o ocorrido.

12. Valderi Carneiro

Professor de língua portuguesa, de 44 anos, foi brutalmente assassinado por estrangulamento com sinais de luta corporal, encontrado morto, na noite de sábado, 9 de junho de 2011, às 17h30, dentro de uma pousada, no centro da cidade. Câmeras de monitoramente também flagraram os criminosos.

Queimadas

13. Luciana Batista Dantas

Dona de casa divorciada, de 38 anos, foi encontrada morta ao lado de um prédio abandonado de uma fábrica no distrito do Ligeiro, na cidade de Queimadas, em 10 de fevereiro de 2011. Foi violentada sexualmente antes de ter sido assassinada, o rosto estava completamente desfigurado por golpes de pedradas.

Sousa

14. Raimundo Inácio

O homossexual Raimundo Inácio, de 50 anos, foi esfaqueado e estuprado na sexta-feira, 25 de fevereiro, na cidade de Sousa, por um homem desconhecido. A vítima estava com um homem, não identificado, quando recebeu um golpe de faca peixeira no ânus.

Cabedelo

15. Marx Nunes Xavier - Heterossexual. 

Marx Nunes Xavier, heterossexual de 24 anos, foi morto na madrugada de segunda-feira (8 de Agosto de 2011) em frente a um bar na praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. De acordo com informações da delegada Aurelina Monteiro, da 7ª DD, o crime teria ocorrido após uma discussão entre quatro homens, um deles homossexual.

Marx Nunes teria defendido o homossexual que estaria sendo vítima de homofobia. O acusado pelo crime foi identificado como sendo Aloísio Lucena. Ele é o principal suspeito e está sendo procurado pela Polícia.

Bananeiras - levantamento feito no dia 30.08.2011

16. Djair Pereira Cirne - Dija

Homossexual assumido, 53 anos, morto por volta das 07h, no interior de sua residência, no Sítio Chã do Lindolfo, no dia 12 de junho de 2011. Conforme perícia, o mesmo foi morto por espancamento, tendo o rosto desfigurado por golpes de instrumento, autoria desconhecida.

Santa Rita 

17. Eliézer Gama dos Santos

Homossexual assumido, 35 anos, assassinado a tiros e ainda teve a cabeça esmagada por uma pedra, na madrugada do dia 17 de setembro de 2011. 
>
Postado no Portal Correio  
Com Assessoria de Comunicação do MEL

1 comentários:

H.Pires disse...

Deus do Céu. Que mal essas pessoas, ASSASSINADAS, estavam fazendo a outras pessoas! (a seguir outras interrogações) Estavam roubando! Estavam praticando pedofilia! Estavam assaltando a mão armada! Praticaram latrocinio! Ou, pura E SIMPLESMENTE, pode ser um dos fatores dentre tantos outros, foram assassinadas para matarem o "espelho", que seus algozes , sem querer se assumir, viam neles(as). Ainda que, se praticaram algum crime, temos leis suficientes para puni-los. ISSO É A BARBARIE. ISSO É INOMINÁVEL. ISSO É O NAZISMO. QUE ASCO, QUE VERGONHA DESSES ASSASSINOS SEREM "SERES" humanos(!).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...