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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Laurindo Leal fala sobre democratização das comunicações


"Os apresentadores dos programas infantis são usados para conquistar as crianças... Eles induzem produtos a serem consumidos"

Segundo o sociólogo, jornalista e professor da USP (Universidade de São Paulo), Laurindo Lalo Leal Filho que participou da mesa: Estado, democracia e liberdade de expressão, no seminário "Por um Novo Marco Regulatório para as Comunicações" organizado pelo Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, a Constituição Brasileira proíbe algumas publicidades em relação ao álcool e ao tabaco, ainda assim existem algumas brechas que são exploradas pelo marketing, especialmente dirigidas ao público infantil.

"O pior é que os apresentadores dos programas infantis são usados para conquistar as crianças, com as suas brincadeiras e com suas mágicas, e conquistando a confiança das crianças eles induzem produtos a serem consumidos por esse público, mesmo eles não tendo ainda, o poder de decisão, porque quem decide são os pais".

Laurindo Lalo destacou que atualmente em alguns países da Europa são proibidas as publicidades de produtos dirigidos a crianças. "O Brasil esta atrasado em 80 anos, em relação, aos Estados Unidos e a Europa que já tem Marcos Regulatórios e que são renovados periodicamente, para dar conta das novas tecnologias".

De acordo com Lalo é de suma importância que um partido político, relevante como o PT, assuma o debate da Democratização das Mídias, e leve essa discussão para a sociedade, que em sua visão, ainda se encontra muito mal informada sobre esse assunto.

"A uma distorção brutal, da mídia em geral, chamando qualquer tentativa da regulação, de censura, o que é absolutamente inverídico. Acho que o trabalho de um partido político como o PT é o de desconstruir essa imagem negativa criada pela mídia em relação à democracia, e em relação à 'Democratização dos Meios de Comunicação'".

Segundo ele é preciso mobilização da sociedade civil para garantir a democracia nos meios de comunicação. "Nós temos que buscar todas as formas possíveis, para tentar furar esses bloqueios. E uma das formas possíveis é o partido político buscar uma capilaridade nas suas bases políticas e sociais para poder levar uma versão alternativa, a essa dos grandes meios", afirma.

"Eu acho que o PT está dando um grande avanço não só nessa questão da propaganda infantil, mas em relação ao Marco Regulatório das Comunicações".

(Fabrícia Neves e Gustavo Toncovitch -- Portal do PT)

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