Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Democratizar a comunicação! Luiz Carlos Azenha


"A falta de um marco regulatório beneficia quem já tem os privilégios da Comunicação", afirma blogueiro Luiz Carlos Azenha

Editor do site "Vi o Mundo" participou do seminário realizado pelo PT para debater regulamentação das comunicações no país

"É preciso ter coragem para travar esse debate, e é por isso que eu acho muito bacana que o PT tenha decidido fazer este seminário", foi com essa frase que o jornalista Luiz Carlos Azenha começou a sua entrevista no Seminário "Por um Novo Marco Regulatório para as Comunicações", realizado pelo PT Nacional.

De acordo com o editor do site Vi o Mundo (www.viomundo.com.br), é muito importante travar esse debate de forma pública e transparente porque atualmente o assunto está sendo interditado continuamente por diversas opiniões contrárias ao marco regulatório, por acreditarem que seria uma forma de censurar a imprensa.

Na opinião de Azenha essa colocação é absurda: "Eu acho que é essencial que o PT tenha essa coragem porque existem grupos econômicos e de mídia no Brasil que tentam distorcer e manipular a informação em torno desse debate" , ele diz ainda que "a falta de um marco regulatório beneficia quem já tem hoje os privilégios na comunicação brasileira. E obviamente que eles não querem discutir um Marco porque do jeito que está já está bom para eles", afirma Azenha.

Segundo o blogueiro, o papel da blogosfera é disseminar a informação que os grandes meios de comunicação não tem interesse de noticiar, como por exemplo a discussão sobre o marco regulatório, para que a sociedade possa participar e contribuir com este debate. "Eu acho que o nosso papel é pegar essa informação e disseminar para que a sociedade entre no debate e possa contribuir com ele. E hoje com o blog cujo acesso é gratuito e mundial, eu posso pegar a integra da fala aqui por um valor baixíssimo de custo, colocar lá para que a pessoas possam ouvir na integra", ressalta.

Sobre o plano federal de expansão da banda larga na internet que está perto de ser implementado no governo Dilma, Azenha pondera: Na visão do jornalista vai ficar difícil garantir uma universalização com maior responsabilidade nas mãos das empresas de telefonia.

"O serviço das teles é muito precário, e o que eles querem obviamente é investir e ter um retorno maior nas regiões do Brasil onde possam ter uma margem de lucro também maior. Portanto, a idéia de que você tem que dar banda larga de qualidade para todos fica comprometida se você deixar só o interesse comercial. Eu acho que o papel da Telebrás e do Estado poderia ter sido bem maior justamente para garantir a universalização e uma internet de qualidade que é o que nós precisamos para todos os brasileiros", finaliza Azenha.

De acordo ainda com Azenha existem muitos detalhes no projeto que a população verá somente na sua implantação porque existe uma série de nuances que foram definidas pelo Governo e que somente na prática teremos a noção da medida exata. "Existe uma coisa no discurso e outra na prática que é bem diferente, então nós temos que aguardar isso para saber até que ponto este projeto da banda larga, na prática vai representar", concluiu o editor do Site "Vi o mundo".

(Jamila Gontijo, Ricardo Weg e Gustavo Toncovitch -- Portal do PT)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...