Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sindicato acusa McDonald’s de explorar funcionários em SP


Em audiência pública ocorrida no Senado, a rede de lanchonetes McDonald’s foi acusada de explorar funcionários sob o pretexto de utilizar uma jornada de trabalho “móvel e variável”. De acordo com a denúncia, nos momentos de menor movimentação em suas unidades, a rede faz com que parte de seus empregados permaneça em uma “sala de break“, onde ficam à disposição do McDonald’s, mas sem receber pelo horário em que ficam na sala.

Ainda segundo a denúncia feita na audiência pública pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região (Sinthoresp) funcionários da rede McDonald’s, em alguns meses, recebem menos de R$ 230.
Diretor de relações governamentais do McDonald’s, Pedro Parizi, disse durante a audiência que a rede tem cerca de 40 mil funcionários em todo o país e “talvez tenha cometido um ou outro deslize”.

- As exceções não podem se tornar marcas de uma empresa. Se isso aconteceu, estamos aqui para dialogar – afirmou ele, ressaltando que o McDonald’s vem adotando diversas ações para evitar problemas como esse.

Promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), a audiência foi realizada na Sala 2 da Ala Nilo Coelho.

PS do Viomundo: Segundo nota do Brasil de Fato, postada no site do Sinthoresp, os trabalhadores do McDonald’s, a maioria jovens, enfrentam baixíssimos salários — R$ 2,37 a hora trabalhada — assédio moral e uma série de violações de direitos trabalhistas.
>
Postado no Vi o Mundo do Jornalista Luiz Carlos Azenha

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...