Subscribe Twitter Facebook

sábado, 30 de julho de 2011

Erundina, senadora pela Paraíba?

A arquiteta e ex-diretora da Sudema, Rossana Honorato, lançou o nome da deputada Luiza Erundina como candidata ao Senado pela Paraíba. A informação foi divulgada pelo portal WScom.
>
Segundo Rossana, Erundina admitiu esta possibilidade, mas colocou duas condições para viabilizar o projeto: ser convidada pelo governador Ricardo Coutinho para a disputa ou ser convocada por manifestações coletivas de segmentos da sociedade.
>
Se depender de um aceno do governador, as chances são muito remotas. Em 2014, só uma vaga estará em disputa para o Senado. Essa circunstância complica muito, pois é óbvio que o PSB precisará fechar alianças com outras legendas e não compor uma chapa puro sangue.
>
Ricardo e Erundina, como se sabe, são da mesma legenda – o PSB – e como é quase certo que o governador disputará a reeleição, a vaga do partido na chapa majoritária já estaria preenchida.
>
Os cargos de senador e vice-governador deverão ter candidatos de legendas que facilitem a formação de um arco político mais amplo.
>
Não havendo, pois, esta hipótese de convite do atual governador, só resta à deputada Luiza Erundina e, sobretudo, a Rossana Honorato, tentar juntar uma militância em defesa da candidatura e envolver setores eleitoralmente significantes.
>
Alias, faltou dizer que a própria Honorato está para escolher um novo partido e possivelmente disputar uma vaga de deputado federal.
>
Postado no Nação Ruralista

Dilma ignora Ricardo Teixeira em cerimônia da FIFA

>
Em entrevista recente a CartaCapital, o jornalista e apresentador Juca Kfouri, maior desafeto do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, narrou a frustração que sentiu ao ver o cartola de braços dados com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um amistoso da seleção brasileira contra o Haiti, em Porto Príncipe, em 2004.
>
A união entre o governo e Teixeira, no poder da entidade desde 1989 e desde então colecionador de acusações de todo tipo – como a de receber propina de uma empresa já falida em troca de publicidade durante a Copa do Mundo – contrastava com uma promessa feita quando Lula lançou o estatuto do torcedor e prometeu que nunca mais jornalistas como Kfouri se queixariam dos maltratos sofridos pelos fãs do futebol nos estádios do País.
>
Na mesma entrevista, porém, ele confidenciou um alento: o de que a atual presidenta, Dilma Rousseff, não nutria admiração alguma pelo mandatário do futebol, que distribuiu aliados – da filha ao assessor de imprensa – no comitê organizador da Copa do Mundo de 2014.
>
Se um gesto simbólico, naquela ocasião, indicava a aproximação, um outro aceno foi feito neste sábado 30, dia em que o Brasil realizou o sorteio das chaves para as Eliminatórias do Mundial.
>
Na cerimônia que reuniu artistas, políticos e alguns dos principais nomes do futebol nacional, como Ronaldo e Zico, Teixeira foi recebido com frieza dentro da própria festa. E a recepção foi feita por ninguém menos que a presidenta da República.
>
Como se confirmasse a percepção de que o cartola de fato não conta com a simpatia da presidenta, Dilma dispensou a ele apenas um tratamento protocolar. No discurso mais importante da tarde, o homem mais poderoso do futebol foi lembrado apenas como “senhor Ricardo Teixeira” – num ato falho da presidenta, proposital ou não, que não o citou como presidente do comitê organizador do Mundial. Alvo de protestos do lado de fora da Marina da Glória, onde foi realizada a cerimônia, Teixeira não foi sequer chamado para o palco no início da apresentação. Ficou, com a cara de poucos amigos de sempre, sentado numa fileira ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blattler.
>
O gelo foi derretido quando ela se dirigiu a Pelé, recém-nomeado embaixador da Copa no Brasil, e a quem Dilma não poupou honrarias. Em sua fala, o Rei do Futebol foi lembrado como “meu querido”, e “inesquecível”. O craque, que mantém relações instáveis com Teixeira, foi aplaudido de pé.
>
Foi dessa maneira que, na festa da cartolagem, a presidenta avisou, a seu jeito, que o futebol é feito por quem está, ou pelo menos já esteve, em campo.
>
“O Brasil continua a ser identificado como o país do futebol. E isso nos envaidece. Nós amamos o futebol. Ganhamos cinco Copas do Mundo e aqui nasceram muitos dos maiores craques de todos os tempos”, lembrou, antes de convidar “os povos do mundo inteiro a conhecer o Brasil e os brasileiros”.
>
“Encontrarão um Brasil muito bem preparado para realizar a Copa. Com toda a infraestrutura necessária: transporte, tecnologia de comunicação e muita segurança”, prometeu.
>
“Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014”, finalizou a presidenta.
>
Postado no Carta Capital

$ilas Malafaia lança o "trízimo"

>

>
O sem vergonha do Pastor Silas Malafaia desafia seus fiéis a doarem o valor referente à um aluguel ou financiamento de casa própria para a sua igreja.
>
Mas ele não deixa os desempregados de fora. Quem mora de favor pode dar 30% do que ganha com biscates, trabalhos informais ou doações.
>
É muito sem vergonha. 
>

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Momento brincadeira: Ronaldinho Madruga dá uma lição nos meninos da vila

Lula desarmou a bomba do Senado para Dilma

Virgílio, Tasso e Maciel. Ou três babacas! A elite jamais perdoará o Lula.
 >
Saiu no Valor, pág. A14:
>

Levantamento mostra que estratégia de investir na eleição da casa deu resultado.

A média de apoio aos projetos do Governo fechou o semestre com 55% dos votantes.

Das 18 votações no plenário do Senado, o governo não perdeu uma sequer.

Na Câmara, o Governo teve 54% dos votos.
>
Como se sabe, o Nunca Dantes empenhou-se pessoalmente para derrotar Arthur Virgílio Cardoso, no Amazonas; Tasso Tenho Jatinho Porque Posso, no Ceará; e Marco Maciel – “o que ele fez por Pernambuco?”
>
O Senado era a caixa de eco do Golpe que emanava do PiG (*).

Ali Lula perdeu a CPMF.

Naquela operação conjunta do Farol de Alexandria, o presidente da FIE P (**) e o Arthur Virgílio Cardoso, que prometeu dar uma surra no Lula.

Ali o atual governador de Goiás, Marcone Perillo, instalou a CPI da Petrobras do Álvaro Dias.

(Que se afogou com a P-36 do FHC.).

Ali se montou o Golpe do impeachment, com a desestruturação do Sarney para que Perillo assumisse a presidência e virasse a maçaneta da porta para o Golpe entrar.

O Senado poderia paralisar o Governo da Presidenta.
 >
Há ainda uma fonte ininterrupta de instabilidade.

São as “crises” que o PiG monta, todo dia, e o Álvaro Dias repercute no Senado como se descobrisse a pólvora sempre que o galo canta.

Mas, incomoda menos que uma paralisação do Governo.
 >
Salvou-a o Nunca Dantes.

Esse Nunca Dantes …

A elite jamais o perdoará.
>
Postado no Conversa Afiada
Com Na Trincheira
>
Lembrando sempre que:
>
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
>
(**) O Conversa Afiada chama a FIESP de FIE P. Sem o “s”. É uma tentativa de identificar o verdadeiro propósito da campanha da FIE P contra a CPMF. Apagar o “S” de “$”.
 

Prefeitura de Belém-PB realiza Conferências dos Direitos da Pessoa Idosa e da Assistência Social


Com o tema ‘O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil’, realizou-se na manhã de ontem (28), na Escola Municipal Anita de Melo em Belém, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência foi promovida pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e contou com a participação de vários representantes da sociedade civil.

Na abertura da conferência, a Secretária de Desenvolvimento Social, Edna Berto, destacou o apoio da Prefeitura de Belém para a realização do evento e a importância do debate do tema para a sociedade belenense, enfatizado também pela presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Lígia Gouveia, a qual falou sobre a necessidade de se discutir políticas públicas direcionadas às pessoas idosas e a consolidação da rede social de proteção da 3ª idade.

Simultânea a I Conferência Municipal do Idoso, realizou-se também a IV Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema ‘Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores’. Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a primeira-dama Drª Renata Christinne ressaltou o compromisso na busca e implementação de programas sociais e a evolução do SUAS na administração do Prefeito Roberto Flávio, tornando realidade programas como o PETI, PAIF, PROJOVEM, entre outras ações que inserem jovens e idosos nas políticas públicas de assistência social. Drª Renata destacou, ainda, o importante trabalho de assistência ao idoso desenvolvido pelo Abrigo Bom Pastor em Belém.

Já o Prefeito Roberto Flávio falou das ações concretas de apoio aos idosos, as quais vêm sendo implementadas por sua gestão, como por exemplos, a ampliação de serviços na área da saúde com a instalação da Policlínica Municipal, a qual oferece mais de dez exames especializados, e em breve, exame oftalmológico, o Centro de Especialidades Odontológica (CEO), e as ações (atividades físicas, recreativas, culturais, associativas, terapêuticas) desenvolvidas pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).

Roberto Flávio ressaltou ainda a importância de cuidar das pessoas independentemente de sua faixa etária, pois todos precisam ter uma boa qualidade de vida. “É fundamental cuidar da criança ao idoso, melhorando a qualidade de vida e cuidando da pessoa humana integralmente”, disse.

Durante as conferências municipais do Idoso e da Assistência Social, os participantes acompanharam palestras da Srª Ediclê Travassos e da Drª Bernadete Simão, abordando os temas das referidas conferências. Após as palestras, foram divididos grupos de trabalhos os quais aprofundaram as discussões, apresentando, em seguida, propostas para as três esferas de governo (municipal, estadual e federal).

Ao final das conferências, a Plenária elegeu os delegados que representarão o Município de Belém nas conferências estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa e da Assistência Social a serem realizadas em 2011.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UFPB concede título de Doutor Honoris Causa ao presidente Lula

O Conselho Superior da Universidade Federal da Paraíba (Consuni) aprovou por maioria, no início da tarde de hoje, dia 28 de julho, o título de Doutor Honoris Causa para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A honraria foi concedida pelos importantes serviços prestados por Lula à UFPB enquanto presidente da República, como os incentivos para a melhoria da estrutura da instituição e para o aumento do número de cursos de graduação. A solenidade de entrega do título ainda não foi marcada.
>
Postado no site PT/PB
 >
Comentário do blogueiro aqui: " mais uma vez FHC vai tentar se matar,  tomando o famoso chumbinho, se jogando do seu apartamento ou cortando os pulsos".

Governo arranha os agiotas financeiros

Por Altamiro Borges
 
Depois de várias medidas que penalizam os trabalhadores – como os quatro aumentos consecutivos das taxas de juros e as duras restrições ao crédito –, o governo Dilma finalmente resolveu intensificar o ataque aos agiotas financeiros, os verdadeiros culpados pelos entraves ao desenvolvimento do país. Não dá nem para chamar de ataque, foi mais um pequeno arranhão, mas ele pode sinalizar uma mudança de comportamento diante das incertezas que atormentam a economia capitalista mundial.

“Vamos tirar a rentabilidade” dos rentistas


Na tarde de ontem, o Ministério da Fazenda anunciou um pacote de medidas para inibir a especulação com o dólar e a artificial valorização do real, que prejudicam a produção brasileira. A iniciativa afeta o chamado mercado de derivativos, um instrumento utilizado pelos agiotas para auferir altos lucros com as vantajosas taxas de juros do país. O impacto imediato da medida foi a contenção da queda do valor da moeda ianque, que subiu ontem 1,3% e atingiu R$ 1,557. Foi a maior alta observada em um ano.


O governo anunciou que cobrará 1% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas negociatas nos mercados de derivativos, que exigirá o registro público de todos os contratos e que poderá impor limites de quantias e prazos às transações. “Vamos tirar a rentabilidade da especulação”, explicou o ministro Guido Mantega. Ele também garantiu que o governo poderá adotar outras medidas contra os ataques especulativos, inclusive com novos aumentos do IOF.


Chiadeira dos agiotas e da mídia


O anúncio incomodou os agiotas financeiros, que criticaram o “intervencionismo” do governo e renderam homenagens ao deus-mercado. “A medida autoriza uma ampla intervenção no mercado”, reclamou Sidnei Nehme, diretor da corretora NGO. A mídia rentista também não gostou, já lamentando a fuga do capital estrangeiro. “Muitos investidores se assustaram com o poder que as medidas dão ao governo para intervir de maneira agressiva nos negócios com derivativos”, concluiu a Folha.


Toda essa gritaria visa evitar que o governo adote medidas ainda mais duras contra a especulação. Nos últimos meses, ações ainda mais tímidas, como as pequenas taxações das aplicações financeiras e de empréstimos de curto prazo, tiveram pouco impacto na economia e não conseguiram evitar a valorização artificial do real em relação ao dólar. Os reflexos negativos se avolumaram, com o encarecimento das exportações e o aumento das importações – prejudicando a produção industrial e o emprego no país.


“Mundo de pernas para o ar”


Com o agravamento da crise capitalista nos EUA e Europa, o Brasil fica ainda mais vulnerável diante da gula dos especuladores. A presidente Dilma Rousseff, antes envolvida na “faxina” em seu governo, parece agora mais atenta aos rumos da economia. Em recente reunião, ela teria manifestado temor diante do risco de calote da dívida nos EUA, afirmando que “o mundo está de pernas para o ar”. Daí a idéia de conter a especulação financeira e mesmo a alta dos juros, como indica a recente ata do Banco Central.


O pacote anunciado por Guido Mantega ontem pode até aliviar a tensão, mas não resolve o problema. Sem outras ações, como a redução da taxa de juros e medidas mais duras de controle do fluxo de entrada e saída de capitais, os especuladores continuarão surfando na libertinagem financeira. Não dá para tratar os rentistas com arranhões. É preciso atacá-los de frente. Do contrário, com um solavanco maior na economia mundial, aí que o Brasil vai ficar mesmo de “pernas para o ar”.
>
Postado no blog do Miro

Extremistas de direita estão em ascensão nos EUA, apontam analistas

Os atentados que aconteceram na sexta-feira 22 na Noruega provocaram questionamentos sobre a capacidade das agências policias federais dos Estados Unidos de reagir a possíveis reações similares da extrema direita americana. Com isso, policiais de todo o país têm reivindicado aumento no orçamento para poderem se dedicar à tarefa, segundo o Huffington Post.

Funcionários do Departamento de Segurança Interna afirmam que o nível de atividade desses grupos se manteve constante ao longo dos últimos anos. Mas analistas entendem que a ameaça representada por extremistas americanos de direita está em ascensão e que as agências federais podem não estar dando-lhes a atenção necessária.

De acordo com reportagem do Huffington Post, as atividades dos grupos de extrema direita nos Estados Unidos aumentaram entre 2008 e 2009. Para o ex-analista de terrorismo da DHS, empresa que acompanha atividades deles, Daryl Johnson, em 2009 a produção de um relatório causou furor entre os políticos porque o documento alertava para uma onda de extremismo com a eleição do primeiro presidente negro do país e da recessão econômica. Johnson disse que o movimento vem estocando “armas e fazendo conspiração para matar funcionários do governo em Michigan e no Alasca”.

Para o analista, um incidente como o que aconteceu na Noruega “definitivamente poderia acontecer nos EUA “. “Os extremistas são muito mais capazes de cometer atos violentos aqui devido a seu acesso a armas e munições, que eles não têm na Europa.”

Esta conclusão é contestada por um funcionário oficial do DHS, que diz que o aumento da percepção da atividade extremista é baseado na maior conscientização da ameaça por parte do governo e do público. E que agora o extremistas de direita estão interconectados. “Eles eram muito isolados e agora eles estão conectados através do ambiente de rede social. Johnson diz também que o relatório, que nunca foi formalmente retirado, deveria ter sido revisto e re-lançado, o que nunca ocorreu.

De acordo com o Southern Poverty Law Center, havia 824 grupos de milícias nos EUA no ano passado. Um aumento significativo a partir do 149 contados em 2008. No seu relatório, o centro observou que os militantes foram inspirados por causa da preocupação sobre a imigração e pelo temor de que a composição racial dos Estados Unidos está mudando na medida em que os brancos são projetados para estar em minoria em 2050.
>
Postado no Carta Capital

A maioria da população é contra a união gay. E daí?

Por Leonardo Sakamoto, no Blog do Sakamoto

Uma pesquisa do Ibope Inteligência, divulgada hoje, mostra que 55% dos brasileiros são contrários à decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a união de casais do mesmo sexo. Segundo o estudo, as mulheres, os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas são os que menos se incomodam com o acesso a esse direito. Sobre a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, a 55% também são contrários.

Para ser sincero, imaginei que a porcentagem ia ser bem maior, considerando que nossa sociedade foi forjada no que há que de pior do machismo e do patriarcalismo. Além disso, toda ação de vanguarda para garantir direitos, como foi a decisão do Supremo, gera sempre uma reação contrária. Ou seja, quando um grupo consegue acesso à cidadania e à dignidade tende a gerar manifestações no sentido inverso por aqueles que se sentiram atacados ou ofendidos. Ressaltando, é claro, que um grupo que se sente atacado ou ofendido quando outro ser humano obtém o direito a uma vida decente não é um grupo e sim uma horda ou uma matilha.

Some-se a isso que o tema ganhou espaço nos veículos de comunicação e, portanto, o debate chegou às ruas, levando pessoas que não tinham opinião a formarem ao menos um pitaco e a se manifestarem. Essa opinião inicial ainda é carregada de achismo e de superficialidades. Com o tempo, mantendo-se o tema em foco, e sabendo que dar o direito a alguém não tira o meu, tenho a esperança (palavra que está difícil de ser usada ultimamente na área de direitos humanos) de que a informação vá tirar muita gente desse obscurantismo.

Não é possível fazer uma comparação devido às diferenças de metodologias das duas pesquisas. Mas, em abril de 2007, uma pesquisa Datafolha apontou que 49% rejeitavam a união civil homossexual (ou seja, a maioria, uma vez que 42% eram a favor) e 52% eram contrários à adoção de filhos por casais do mesmo sexo. Além disso, 55% dos brasileiros defendiam a adoção da pena de morte, 57% eram contra a eutanásia (o direito do paciente terminal em sofrimento de pôr fim à sua própria vida) e 65% defendiam que a lei do aborto não fosse ampliada para além dos casos de estupro e risco para a mãe.

Como já disse anteriormente, se essas pesquisas fossem um gabarito, eu já teria sido reprovado retumbantemente como brasileiro, uma vez que minhas posições pessoais são opostas àquelas apontadas como as da maioria da população pelas pesquisas Datafolha e Ibope . Em uma hipotética avaliação de segunda época que também incluísse a redução da maioridade penal, a prisão perpétua, a manutenção do uso de drogas como crime (que só atrasa a solução do problema), seria reprovado novamente.

Ainda bem que as decisões do STF sobre a interpretação da Constituição Federal visando à garantia de direitos não são tomadas com base em pesquisas de opinião ou para onde sopra a opinião pública em determinado momento. Afinal de contas, uma democracia verdadeira passa pelo respeito às minorias, garantindo sua dignidade mediante a uma maioria que pode ser avassaladoramente violenta.

Dizem que falta informação e por isso temos uma sociedade que pensa de forma tão excludente. Mas isso não basta. Deve-se saber como trabalhar com essa informação que recebemos, refletir sobre ela. Entramos aqui na questão da consciência social, que não se aprende nos bancos de escola, mas no trato com a sociedade. O contato com o “outro”, e com suas diferenças, contribui para fomentar essa consciência. Ou seja, aceitar que as pessoas têm direito à própria vida e ao próprio corpo e que não é com uma sociedade ditatorial e sumária que se resolverão os problemas.
>

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Carta ao ministro deslocado

Senhor Ministro Nelson Jobim,

Suas credenciais dispensam apresentação. Como se não bastassem os elementos engedrados por sua trajetória, sua relação fraternal com o tucanato, sua amizade com José Serra (o homem que abriu a caixa de Pandora do preconceito no Brasil contemporaneo, o candidato da bolinha fake de papel) tivemos o (des)prazer de tomar conhecimento do papel de agente duplo do senhor, através das revelações do Wikileaks (para quem não se lembra, clique aqui). 
 
De um sujeito com esse currículo, leniente com a privataria e a destruição da economia interna do país, lacaio de interesses externos, não poderíamos esperar outra coisa: o senhor foi eleitor de José Serra, declarado, como mostra essa entrevista. Acho até coerente. 
 
Nada que venha do senhor me incomoda. Mas confesso que não poderia ficar calado mediante suas declarações a respeito do papel da Comissão da Verdade, que pretende investigar e trazer à luz, fatos históricos relacionados ao grande rol de desrespeitos aos direitos humanos nesse país.
 
O senhor disse que a comissão deveria investigar os grupos de guerrilha, usando de uma estratégia muito comum entre os conservadores brasileiros para esconder os crimes do regime militar.
 
Caro ministro, esses grupos de guerrilha optaram pela luta armada diante um regime ditatorial, criminoso e violento, em um momento em que as instituições atuavam com um único objetivo: massacrar aqueles que defendiam a democracia. Se uma sociedade nega a seus cidadãos o direito de contestação, livre organização e expressão, o que resta a essa sociedade? Rebelar-se, caro ministro. 
 
É sabido, por qualquer brasileiro e brasileira com um mínimo de conhecimento sobre nossa história, que esses grupos na sua maioria foram destruídos pelas forças de segurança pública, através do métodos mais condenáveis, tratando-se da atuação do estado: espionagem, tortura, assassinatos. 
 
Ora, ministro, o que esperamos da Comissão da Verdade é que ela repare os danos causados pelo estado brasileiro, seus agentes diretos e indiretos, que usurparam os mais básicos direitos de nossa nação. Tergiversar, tentando colocar água no chope da comissão, trazendo as guerrilhas para o debate, é uma forma clara de tentar livrar do julgamento político e histórico os verdadeiros culpados: aqueles, que portando os poderes de um estado nacional, não poderiam de forma alguma valer-se do crime como estratégia de governo. 
 
Eu desconfio de todo cidadão ou cidadã que assim como Ulisses Guimarães não tem "ódio e nojo" da ditadura. 
 
Sim, ministro, eu sou rancoroso, não esqueço, não pretendo de forma alguma esquecer esse capítulo da História do Brasil. Esquecer é o primeiro passo para relativizá-lo, e por sua vez, relativizá-lo, é o segundo passo para abrir espaço para que aconteça novamente. 
 
Ministro, suas posições políticas tornam o povo brasileiro vulnerável. Agridem a história e a memória do país. 
 
Espero vê-lo, o mais cedo possível, pelas costas. 
 
Sem mais, e até nunca mais.
 

Presidente do PT da Paraíba repudia ato de violência contra vereador de Picuí

O presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, manifestou seu apoio ao vereador Olivânio Dantas Remígio, do PT de Picuí, que foi vítima de ameaça do prefeito da cidade e presidente da Famup, Buba Germano (PSDB), no último sábado, dia 23.
>
Rodrigo Soares considera intolerável a atitude do prefeito e se solidariza com o vereador: “Repudio qualquer ato de violência. Estas manifestações por parte de um mandatário demonstram a falta de espírito público. Quero expressar, em nome do PT da Paraíba, a nossa irrestrita solidariedade ao vereador Olivânio, um parlamentar que nos orgulha pela sua atuação ética e em defesa do povo de Picui”.
>
Já o vereador Olivânio Dantas afirmou, em entrevista com a Assessoria de Imprensa do PT da Paraíba, que jamais esperou ser alvo de violência extrema por parte de Buba Germano: “O prefeito sempre teve um comportamento agressivo, mas nunca esperei ser quase agredido fisicamente. Da mesma maneira violenta que o prefeito apontou o dedo para mim, poderia ter apontado uma arma”. Além disso, o vereador afirma que conta com o apoio e a solidariedade da oposição à gestão do prefeito de Picuí, que é maioria na Câmara Municipal.
>
Entenda o caso
>
A ameaça ocorreu nos estúdios da Rádio Cenecista no Programa semanal da Câmara Municipal, enquanto o vereador Olivânio usava a palavra. O prefeito tentou entrar nos estúdios e, ao ser impedido pelo presidente da Câmara, apontou agressivamente para o vereador Olivânio e afirmou que o esperaria fora das dependências da rádio.
>
A partir da repercussão do ocorrido, diversas lideranças políticas e sociais, filiados e dirigentes do partido, amigos e familiares do vereador se dirigiram para frente do prédio da emissora para prestar solidariedade e segurança ao vereador.
>
Acompanhado por outros vereadores e a presidente do PT municipal, Francisca Aparecida Firmino da Silva, Olivânio Dantas foi até a Delegacia de Polícia Civil registrar o Boletim de Ocorrência contra o prefeito. Nesta quinta-feira, dia 28, a oposição dará entrada em uma queixa-crime por ameaça e intimidação contra Buba Germano.
>
O prefeito de Picuí, Buba Germano, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba em maio deste ano devido a acusações de falta de prestação de contas referente as eleições de 2008, como contas de aluguel de carros para propaganda e repasses de dinheiro para a Gráfica Marcone que não foram apresentados à Justiça Eleitoral. A entrada no pedido de cassação foi feita pelo PT de Picuí.
>
Postado no site PT/PB

Prefeito do PSDB ameaça vereador em rádio e caso termina em delegacia

O vereador petista Olivânio Dantas Remígio foi ameaçado pelo prefeito de Picuí e presidente da Famup, Buba Germano. O fato ocorreu no último sábado (23), nos estúdios da Rádio Cenecista durante o programa semanal da Câmara Municipal, enquanto o vereador Olivânio usava a palavra. 
 >
O prefeito tentou entrar nos estúdios e, ao ser impedido pelo presidente da Câmara, apontou agressivamente para o vereador Olivânio e afirmou que o esperaria fora das dependências da rádio.
>
O prefeito de Picuí, Buba Germano, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba em maio deste ano devido a acusações de falta de prestação de contas referente às eleições de 2008, como contas de aluguel de carros para propaganda e repasses de dinheiro para a Gráfica Marcone que não foram apresentados à Justiça Eleitoral. A entrada no pedido de cassação foi feita pelo PT de Picuí.
>
Postado no Mais PB

terça-feira, 26 de julho de 2011

Vídeo histórico e inédito sobre torturas no Brasil - 2ª Parte


Documentário Brazil: A Report on Torture (1971), de Haskell Wexler e Saul Landau.
>
Filmado no Chile, logo após a chegada dos 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço, é um documentário com cenas fortes (há reconstituições de vários tipos de tortura).
>
Os idiomas usados no documentário são majoritariamente português e "portunhol", com legendas em inglês. Para quem fala inglês, há uma pequena introdução de quinze minutos, na mesma página, com os autores do documentário, falando, recentemente, sobre como foi feito. Eles estavam no Chile, para entrevistar Salvador Allende, e, enquanto esperavam para marcar a entrevista, ficaram sabendo da chegada do grupo. Resolveram entrevistá-los. É um documento histórico. Um dos entrevistados é o Frei Tito, que, mais tarde, veio a se suicidar (em 1974, na França), assim como uma outra entrevistada, Maria Auxiliadora Lara Barcelos, que também se matou (em 1976, em Berlim).
>
No vídeo, aparecem também Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE e Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro.
>
DITADURA NUNCA MAIS
>
"Quem esquece o passado esta condenado a repeti-lo."
(Leon Bloy)

Serra quer peitar Lula em 2014. Surtou!

Por Altamiro Borges

Josias de Souza é bem enturmado no ninho tucano. Na semana passada, talvez com base numa conversa reservada, ele descreveu quais deverão ser os próximos passos de José Serra, o candidato do PSDB que já levou duas surras de Lula – em 2002 e 2010. Se não for mera especulação, a conclusão é que o tucano surtou de vez. Notívago conhecido, ele precisa dormir urgentemente!

Segundo o blog do Josias, hospedado no UOL, Serra está “decidido a disputar pela terceira vez” as eleições presidenciais e avalia que seu antagonista será Lula, e não Dilma. Ele também “desdenha da tese segundo a qual Aécio Neves tornou-se a bola da vez do tucanato. Em privado, Serra acalenta a expectativa de que Aécio não se animará a medir forças com o PT se o oponente for Lula”.

A arrogância do rejeitado

“Entre quatro paredes, Serra declara que tudo o que deseja é um novo confronto eleitoral com Lula. Nos dois embates anteriores, ele levou a pior. Em 2002, perdeu para o próprio Lula. Em 2010, foi batido pela candidata de Lula, uma Dilma novata em urnas. Serra acredita que o PSDB não terá como desprezar os 43,7 milhões de votos que ele obteve no ano passado”.

Ainda segundo o blogueiro preferido da famiglia Frias, que repercute as bravatas do tucano, Dilma não será candidata à reeleição por duas razões: sua gestão será um fracasso e Lula deseja voltar ao poder. “Na opinião de Serra, os primeiros seis meses de Dilma foram marcados pelo desperdício de tempo”. Ela teria se rendido à herança maldita de Lula e às mesquinharias partidárias.

“Discurso mais incisivo” contra Dilma

“Por todas essas razões, Serra defende internamente que a oposição escale sobre Dilma, adotando, desde logo, um discurso mais incisivo”, conclui o relato do papo amigável. Para o blogueiro, porém, a situação do tucano não é nada fácil. “Contra a vontade de Serra conspiram os fatos. Formou-se dentro do PSDB uma densa maioria pró-Aécio”.

Alguns veículos serristas, em especial a Folha, até gostariam que o ex-governador de São Paulo reunisse melhores condições para enfrentar a disputa presidencial de 2014. Ele representa a elite paulista e defende os seus interesses. O mineiro Aécio Neves, até mais conservador, é um “bom moço”, mas expressa outro bloco de poder e pode ser alvo do bafômetro e de outras blitz policiais.

Humilhado e derrotado no PSDB

Mas a situação de Serra é lamentável. Ele não sofreu apenas uma derrota eleitoral em 2010. Ele se desmoralizou politicamente, jogou a sua rala biografia no lixo. Oportunista, ele se aliou com o que há de mais reacionário na política nativa – da TFP e Opus Dei aos milicos saudosos da ditadura. O seu discurso direitista se parece com o manifesto racista do terrorista da Noruega.

Passadas das eleições, como bagaço imprestável, Serra foi rejeitado pelo seu próprio partido. Ele foi humilhado e derrotado nas disputas para os comandos nacional e estadual do PSDB; seus seguidores foram despachados do Palácio dos Bandeirantes, numa vingança maligna de Alckmin; a sua cria na capital paulista, Gilberto Kassab, destroçou o DEM e fragilizou a oposição demotucana.

Serra ainda tenta esbanjar valentia. Na conversa intima com Josias de Souza, ele arrota que quer um novo confronto com Lula, jacta-se dos 43 milhões de votos. Mas é pura bravata. Ele não consegue apoio nem para um documento em nome do tal conselho do PSDB. Ele já foi descartado pela elite. Caso tenha interesse funcional, poderá, no máximo, disputar a prefeitura em 2012. 
>
Postado no blog do Miro

Na hora da verdade

É tempo de criação de uma Comissão da Verdade com o objetivo de se esclarecer de uma vez por todas as violações de diretos humanos ocorridas no período da ditadura civil-militar que assolou o Brasil a partir de 1 de abril de 1964.

Projeto nesse sentido está tramitando na Câmara dos Deputados, mas que vai depender da mobilização da sociedade brasileira para que se torne uma realidade concreta e não apenas um arremedo que no final das contas não esclareça verdadeiramente os fatos ocorridos no período da ditadura e que depõem contra o gênero humano.

Setores conservadores com espaço garantido na mídia de mercado, como no jornal O Globo, já tentam de todas as formas incutir na opinião pública a ideia segundo a qual deve se investigar também o que fez a esquerda de 64 a 85. Eis aí uma falsa discussão, que só serve mesmo para desviar a atenção do que se deseja mesmo, ou seja, o esclarecimento de tudo o que aconteceu em matéria de desrespeito aos direitos humanos pelo Estado brasileiro e que foi jogado debaixo do tapete.

A esquerda já foi devidamente investigada, inclusive por setores que hoje tentam de todas as formas possíveis evitar que se conheçam as verdades. Foi também punida, com assassinatos, prisões, torturas e cassações de mandatos de representantes do povo que não compactuavam com o arbítrio.

O que se quer também é que nesta Comissão da Verdade que está sendo apreciada pelos deputados haja espaço para a Memória e Justiça. Há casos concretos, com testemunhas vivas, sobre fatos importantes e que ajudarão a se chegar a Verdade com maiúscula. 

Se funcionar mesmo como se espera, a Comissão, mesmo chegando atrasada ajudará a desvendar muitos segredos, inclusive à participação de serviços de inteligência de países como os Estados Unidos, especialmente a CIA. Se alguém tem dúvidas a esse respeito deve lembrar a participação na polícia de Minas Gerais do agente Dan Mitrione.

Para os que têm curta memória, Mitrione foi convidado para ensinar aos policiais mineiros pelo então golpista civil, governador Magalhães Pinto. O agente estadunidense ensinou a prática de tortura aos repressores brasileiros. Tanto assim que acabou recebendo uma condecoração por serviços prestados à polícia de Minas Gerais.

Mitrione morreu assassinado ou justiçado, dependendo do ângulo de entendimento do fato, em Montevidéu, ao ser julgado pelo grupo armado uruguaio Tupamaros. Na ocasião foi constatado também o recebimento por Mitrione da medalha por serviços prestados, concedida pela polícia mineira. O fato está relatado no filme Estado de Sítio, de Costa Gravas, um clássico da cinematografia e serviu ao grupo armado que o descobriu a formar juízo sobre o agente.  

É muito importante lembrar a presença de Mitrione no Brasil pois  remete à participação da CIA por aqui, fato que precisa ser devidamente investigado e que também ajudará ao esclarecimento oficial das violações dos direitos humanos.

E se há dúvidas sobre a presença de Mitrione em Belo Horizonte, uma consulta aos jornais mineiros da época mostrará como o agente da CIA foi recebido com honrarias pela alta sociedade de Belo Horizonte.

Há também testemunhas de que em interrogatórios no Cenimar (serviço de inteligência da Marinha) estavam presentes agentes falando inglês e que poderiam ser observadores ou orientadores de torturas. Seja qual tenha sido a participação desses agentes, caberia a uma Comissão da Verdade esclarecer tais fatos.

Vários cidadãos brasileiros, vítimas da ditadura que passaram por aquele serviço de inteligência, inclusive o professor Luiz Alberto Moniz Bandeira, hoje vivendo na Alemanha, podem prestar informações sobre fatos que vivenciaram.
 

No prefácio à quarta edição do livro “Presença dos Estados Unidos no Brasil”, publicado há dois anos, Moniz Bandeira confirma a presença de dois agentes da CIA quando ele esteve preso naquela dependência da Marinha. “No pelotão do Cenimar, que me prendeu na minha granja, havia um estrangeiro, que se dizia tcheco, mas na verdade era americano e da CIA. Isto posteriormente me foi confirmado por um oficial de Marinha“.

E Moniz Bandeira acrescenta: ”Quando cheguei preso ao Cenimar, vi dois homens falando inglês. Não sei se eram oficiais. Estavam à paisana, com camisa de manga curta, como os americanos usavam e só podiam pertencer à CIA, cuja cooperação o único órgão de inteligência que aceitou, no governo Jango, foi o Cenimar”.

Moniz Bandeira é um importante pesquisador e conhece a fundo as relações Brasil-EUA. Seu depoimento numa Comissão da Verdade seria da máxima importância e ajudaria os brasileiros a conhecerem com maior precisão a participação da CIA na repressão aos movimentos de oposição.

Isso é importante e naturalmente está no contexto da Comissão Nacional da Verdade, e acrescente-se: Memória e Justiça. E para que isso aconteça, vale sempre repetir, é fundamental que a opinião pública também exija que a verdade oficialmente venha mesmo à tona e se evite um acordo para que não se vá ao fundo das questões. Além do mais, quem pode garantir que a CIA não continua atuante por aqui e até mesmo cooptando colaboradores?
>
Postado no Direto da Redação

Veja como a mídia brasileira assumiu o discurso da extrema-direita

Eles têm o direito de se expressarem,  não é mesmo?!
>
Acabo de assistir na Globo News comentários sobre o atentado da Noruega, uma repórter disse que “os partidos de extrema-direita se aproveitam da liberdade de imprensa européia para pregar seu discurso de ódio”. Ora, mas quanta hipocrisia! e por acaso é apenas na Europa que os meios de comunicação dão espaço para a Direita raivosa? Coloco os vídeos abaixo para mostrar como a mídia nacional deu repercussão às idéias absurdas da extrema-direita brasileira. Tapem o nariz ao ver.
>
Cineasta fracassado defende os militares torturadores e afirma que o plano nacional de direitos humanos é soviético. O PNDH3 é polêmico, mas soviético?! O pior desse absurdo é que existem pessoas idiotas o suficiente para acreditar.
>

>
 .
“O Plano Nacional de Direitos Humanos do PT é o primeiro passo para uma ditadura comunista” Não, isso não é um vídeo do Jair Bolsonaro, é apenas uma reportagem da BAND!

>
 .
Comentarista do SBT clama pelos militares, seria cômico se não fosse trágico.

>
 .
Comentarista da RBS faz apologia à ditadura militar. Hoje ele está no SBT.

>
Só para lembrar o terrorista de Oslo, além da bomba que detonou na cidade, matou 92 pessoas que estavam numa reunião do “Partido Trabalhista” da Noruega.
>
O filme abaixo se chama A ONDA. Ele é baseado em fatos reais e mostra como nasce e se propaga a ideologia fascista entre as pessoas. Se sua internet for lenta clique neste link e veja-o dividido em 5 partes.
>

>
Postado no Comunistas
Com Na Trincheira

Terrorista da Noruega não quer a mistura de raças do Brasil


 >
Em manifesto, o terrorista cristão fundamentalista e de extrema direita, autor do massacre na Noruega, criticou o Brasil por ser, segundo ele, uma "mistura de raças catastrófica", atribuindo essa mistura ao que ele chama de revolução marxista brasileira.
>
Tal crítica está presente no manifesto “A European Declaration of Independence – 2083” (Uma declaração de Independência Europeia - 2083), atribuído a Breivik, terrorista, divulgado na internet horas antes do massacre na Noruega.
>
>
A Declaração de Independência da Europa:
>
 Conservatives must seize political and military power through a combination of armed and democratic struggle within 70 years and implement the above policies. The alternative is the continued bastardisation model, very similar to the Brazilian model; where it has been (due to the Brazilian Marxist revolution) established a melting pot of European/Asian/African mix.
>
Nos próximos 70 anos, os conservadores precisam tomar o poder político e militar numa combinação de luta armada e democrática … A alternativa será um modelo de contínua bastardização, muito parecido com o modelo brasileiro: onde, graças a uma revolução marxista, se criou uma mistura de raças da Europa, Ásia e África.
>
Por Na Trincheira
>
Comentário do blogueiro aqui: "Só falta agora esse covarde vir ao Brasil e se lançar candidato pela turma da direita = PSDB+DEM+PPS+PIG (Partido da Imprensa Golpista) capitaneada pela Globo".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...